s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Escola Nacional de Formação do PT participa de curso de formação do Foro de São Paulo no México

08 de abril de 2013 | Notícias

Nos dias 18 e 19 de março, a Comision de Investigación y Capacitacion del Foro de São Paulo realizou o primeiro curso de formação sobre Integração Regional da América Latina e Caribe no México. Esta foi a primeira etapa do curso, que deve ter continuidade na próxima sessão do Foro de São Paulo, no mês de julho, no Brasil.

O curso, destinado às Fundações e Escolas Partidárias do Foro de São Paulo, contou com a participação da Escola Nacional de Formação do PT, por meio da diretora Selma Rocha. Também participaram cerca de 100 pessoas de diferentes partidos de 13 países: Venezuela, Nicarágua, Puerto Rico, Colômbia, Cuba, El Salvador, República Dominicana, Uruguai, Peru, Equador, Argentina, México e Brasil.

A atividade de formação esteve organizada em quatro mesas de discussão: La integración  em la batalha de ideas em Nuestra América;  El pensamiento de las clases dominantes, de las elites, de las oligarquias y del imperialismo estadunidense y su “panamericanismo” trata el tema de La “integración”;  Interfaces entre a La Globalización  Y La Integración; Como los governos e los partidos Del  Foro abordan el tema de La integración.

Segundo Selma Rocha, diretora da Escola Nacional de Formação, o primeiro curso de formação foi de grande importância para discussão da natureza das experiências de integração na América Latina, seja em relação às políticas e formulações voltadas à defesa dos interesses capitalistas conduzidos pelos EUA, burguesias e oligarquias nacionais, seja do ponto de vista da esquerda e dos setores progressistas.

Além disso, o curso permitiu a análise histórica das experiências de integração e ajudou a situá-las no contexto da globalização como a face atual do capitalismo. “Os desafios apontados pelos partidos e participantes presentes no seminário convergem para situar a integração política, econômica, social e cultural da América Latina e Caribe como condição da emancipação dos povos do continente, do fortalecimento da democracia e realização da justiça social”, completa Selma.

Esse curso inaugurou uma sequência integrada de três atividades de formação. A segunda ocorrerá entre os dias 29, 30 e 31 de julho de 2013 em São Paulo e deverá tratar de aspectos históricos da integração na América Latina, da integração do ponto de vista dos Estados Unidos e Europa e sobre as experiências CELAC, UNASUR, ALBA, MERCOSUR, Pacto Andino e SICA.

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *