s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Debates foram destaques na Jornada Nacional de Formação para o Combate ao Racismo

07 de dezembro de 2012 | Notícias

Publicado em
 
Por Fabrícia Neves | Portal do PT



A Escola Nacional de Formação do PT, em parceria com a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, realizou na sexta-feira, 30 de novembro, e no sábado (1), em São Paulo, a Jornada Nacional de Formação para o Combate ao Racismo.

O objetivo do evento foi o de “ampliar o debate sobre o racismo e a questão nacional e para refletir sobre as práticas discriminatórias submersas no cotidiano da classe trabalhadora construindo consenso e compromisso governamental para a expansão nacional da política pública de ação afirmativa em toda a sua expressão e manifestação”.

Com uma rica programação, os militantes petistas puderam contribuir para a formulação de um debate que será ampliado nos estados e municípios brasileiros com o objetivo de implementar e fortalecer as políticas de enfrentamento ao racismo. Destaques durante a Jornada foram os debates sobre o capitalismo e a escravidão; Uma Perspectiva de esquerda na luta antirracista; O PT e a questão racial e a luta contra o racismo e a construção do Socialismo Democrático.

De acordo com Carlos Aluízio Pereira, o Cuca, um dos palestrantes, todos os debates foram de qualidade o que proporcionou a todos os participantes adquirir mais conhecimento sobre a história e a luta contra o racismo não só no Brasil, mas sim no mundo.

“A jornada foi estruturada em quatro etapas no escravismo e socialismo que é fundamental entender essa relação porque o escravismo colonial que foi o tráfico de escravos da África para a América via atlântico baseado em um porte de produção que era estruturado na mão de obra escrava e depois o próprio trafico de escravo se tornou um elemento fundamental do negócio da colônia, ou seja, o lucro já era maior que o trabalho que os escravos faziam aqui na venda do açúcar, do fumo e ect. Então esse lucro estruturou e financiou a acumulativa primitiva que gerou o capitalismo”

No decorrer do evento também foram realizadas exposições, apresentação do portal web da Escola de Formação e o site da própria Jornada, planejamento estratégico para os próximos dois anos da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo e o planejamento da etapa estadual da jornada, além das atividades extras com reuniões com os secretários estaduais de Formação e gestores de formação e o lançamento do livro “Políticas de Igualdade Racial”, organizado pela ex-ministra Matilde Ribeiro e prefaciado pelo presidente Lula.




Veja abaixo a reportagem da TVPT sobre a Jornada Nacional de Formação para o Combate ao Racismo

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *