s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Fraternidade e Ecologia Integral

06 de março de 2025 | Notícias

A palavra fraternidade carrega um profundo significado no contexto cristão, pois remete à ideia de que todos somos filhos de Deus e, portanto, irmãos(ãs). Isso implica viver a solidariedade como uma virtude diária, compartilhando recursos, gerando apoio mútuo e promovendo uma construção coletiva mais justa e equitativa.

Nossa fé nos ensina que a fraternidade vai além de uma simples ajuda material. Ela envolve um compromisso de respeito ao próximo, reconhecendo a dignidade de cada indivíduo e a necessidade de promover uma convivência harmoniosa, onde todos possam ter seus direitos respeitados e suas necessidades materiais atendidas.

Em sua primeira edição, em 1964, a Campanha da Fraternidade teve como tema “A fraternidade e a terra”, abordando as questões agrárias no Brasil. Desde então, a campanha tem se diversificado, tratando de uma ampla gama de temas, como a pobreza, a educação, os direitos humanos, o meio ambiente, a saúde pública e a luta contra a violência.

A cada ano, a Campanha da Fraternidade propõe um tema que se alinha às necessidades do contexto atual. Dessa forma, a campanha de 2025 tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Esta edição destaca a importância de uma conversão integral diante da crise socioambiental contemporânea, enfatizando a interdependência entre a humanidade e o meio ambiente. O objetivo é promover, em espírito quaresmal, um processo de conversão que ouça o grito dos empobrecidos e da Terra.

A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a refletir sobre a responsabilidade compartilhada na preservação da nossa Casa Comum, promovendo ações concretas em prol de um Brasil e de um mundo sustentável.

Nesse contexto, o Projeto Fé e Democracia incentiva a participação em três âmbitos (pessoal, comunitário e sociopolítico) em ações consoantes com a Igreja Católica no Brasil:

1 – PESSOAL:

1.1. Estudar individualmente os documentos oficiais da Campanha da Fraternidade 2025, as encíclicas que abordam a temática da ecologia e revisitar o material disponibilizado no curso “Fé e Democracia: o cuidado com a nossa casa comum”.

1.2. Dialogar com as autoridades e a população local (vizinhos, amigos, familiares) para a adoção de medidas em favor do meio ambiente e dos mais empobrecidos e vulneráveis.

1.3. Rejeitar as notícias falsas (fake news) sobre a CF e manifestar-se claramente contra a sua divulgação.

2 – COMUNITÁRIO:

2.1. Criar grupos de estudo sobre as encíclicas e documentos da Igreja Católica que versam sobre a dimensão da defesa do meio ambiente e de nossa casa comum, especialmente a partir da Encíclica Laudato Si’ (Louvado Seja) e da Exortação Apostólica Laudate Deum (Louvai a Deus).

2.2. Promover uma abordagem integradora sobre a Ecologia Integral em nível comunitário (local). Realizar debates e rodas de conversa nos ambientes familiares e de trabalho, com vizinhos, nas associações, nas paróquias, nas Comissões Sociopolíticas da Diocese, nas pastorais, nos coletivos ou movimentos sociais e com companheiros(as) dos diretórios municipais do PT sobre temas que envolvam a preservação de toda a cadeia de vida planetária.

2.3. Buscar reunir companheiros(as) que participam dos grupos de seu bioma no WhatsApp do Projeto Fé e Democracia para, em rede, realizar propostas de iniciativas de incidência social e política com o olhar da Ecologia Integral.

3 – SOCIOPOLÍTICO:

3.1. Mobilizar parlamentares e lideranças políticas para agirmos em conjunto e com propostas de defesa da nossa Casa Comum.

3.2. Participar da Romaria do Projeto Fé e Democracia, cuja temática central será o cuidado com a nossa casa comum.

3.3. Articular a participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém do Pará. O evento acontece de 10 a 21 de novembro de 2025, com a presença de chefes de Estado, representantes de entidades não governamentais (ONGs), das Igrejas (Católica e Protestante) e do Vaticano.

Acesse o AVA: https://escoladopt.org.br/ava

 

Shares

7 Comentários

  1. VALERIA APARECIDA DAS CHAGAS PREDIGER

    Muito bom!

    Responder
  2. Edilamar

    Ano de PED, fizemos bonito na campanha de filiação

    Responder
  3. Edilamar

    Ano de PED, fizemos bonito na campanha de filiação .Agora e cuidar pra difundir ações p nossa casa comum

    Responder
    • Lourival José da Silva

      A palavra Fraternidade já diz tudo Precisamos continuar junto aprendendo cada dia mais para se defender desse povo maldoso da direita

      Responder
  4. Emily!

    O Brasil é um país Cristão e não católico sendo que o protestantismo e a religião que mais cresce! Obrigada!

    Responder
  5. Emily!

    Exemplo e apologia de Ecologia!
    Rei charles III! E Príncipe William Arthur Philip Louis!

    Responder
  6. Francisco José Carvalho Belieny

    Excelente iniciativa da ENFPT. Quero atuar aqui em meu território. Francisco. Aperibé RJ.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo