s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT

Fórum Seminário Transição Ecológica

28 de junho de 2018 | Notícias

A Fundação Perseu Abramo (FPA) em conjunto com a Coordenação do Programa de Governo Lula 2018 realizaram nesta quinta-feira, 28 de junho, um Fórum Seminário para debater a Transição Ecológica do modelo de desenvolvimento brasileiro como forma de subsidiar a Elaboração do Programa de Governo do Presidente Lula.

O Seminário tinha por objetivo discutir as propostas constante de texto elaborado por um grupo multidisciplinar criado pela FPA para debater o tema.

Participaram das discussões o Coordenador do Programa de Governo Lula 2018, Fernando Haddad, além de Renato Simões. O Presidente da FPA abriu os trabalhos apresentando o texto base, “Transição Ecológica” que fala sobre a necessidade de se realizar uma transição do modelo de agronegócios no Brasil para um modelo de agro-ecologia.

Aristides Veras dos Santos, da CONTAG, ressaltou em sua fala a necessidade de participação das mulheres e da juventude em debates como este. Além dele falaram também Jorge Viana (senador PT/AC), Márcio Santili (Instituto Socioambiental), Nilton Tatto (setorial de Meio Ambiente), Givânia Silva (CONAQ), Sérgio Leitão (Instituto Escolhas), João Paulo Rodrigues (Via Campesina) e Severine Macedo, que veio representando Patrus Ananias e o Setorial Agrário do PT.

O debate levantou questões como as experiências passadas dos governos petistas e o atual retrocesso do governo Temer nesse tema, além de mecanismos de financiamento, como propostas para financiamento da agro-ecologia, o que implicaria também em mudanças estruturais no sistema tributário nacional; a necessidade de uma Reforma Agrária Popular que leve em conta a localização da produção agrícola familiar, para que a distância não seja fator de inviabilização dos preços da distribuição da produção e a herança da escravatura na questão do direito à terra por parte dos povos quilombolas e originários do Brasil.

O Seminário foi acompanhado tanto presencialmente quanto virtualmente e contou com a participação de cerca de 60 pessoas, que tiveram a oportunidade de participar tanto na sala virtual, quanto presencial.

Shares

0 comentários