Na noite desta terça-feira (2), mais de 150 pessoas participaram da roda de conversa “O cuidado com a nossa casa comum: perspectiva para a militância católica petista”, promovida pela Escola Nacional de Formação do PT. O encontro virtual foi marcado por reflexões profundas sobre fé, ecologia e justiça social, reunindo militantes, lideranças religiosas e sociais.
A roda de conversa começou com uma saudação do presidente nacional do PT, Humberto Costa, que ressaltou a importância da iniciativa e do tema proposto:
“Fé, ecologia e justiça social são temas urgentes para o Brasil de hoje. Trazer essa discussão para dentro do partido é fortalecer nosso compromisso com a transformação social e com a defesa da vida.”
A atividade teve como foco o resgate da luta de base nas comunidades católicas, com o objetivo de fortalecer o compromisso com a preservação ambiental, a vida digna e a construção coletiva de um planeta mais justo para todos. Inspirada na tradição da igreja católica como espaço de mobilização popular, a roda de conversa apontou caminhos para integrar espiritualidade, ação social e compromisso político.
Para Osvaldir de Freitas, diretor da Escola Nacional de Formação do PT, a atividade representa a retomada de um diálogo fundamental entre fé e política:
“A fé que transforma é aquela que se organiza. Reunir a militância católica em torno da ecologia integral é reafirmar o nosso compromisso com o povo, com o planeta e com um projeto popular enraizado na solidariedade e na justiça.”
A professora Moema Miranda, do Serviço Inter-franciscano de Justiça, Paz e Ecologia, destacou o momento crítico que vivemos:
“Estamos vivendo uma década decisiva para nós e para o planeta. Qual é o futuro que vamos estar vivendo ou deixar para os nossos entes queridos?”
O secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, reforçou a urgência de conectar espiritualidade, ecologia e ação política nos territórios:
“O nosso principal desafio nos dias atuais é fazer, nos nossos territórios, a defesa e a proteção da nossa Casa Comum, pois é lá que acontecem as grandes crises climáticas e onde as pessoas mais vulneráveis são atingidas.”
Durante a transmissão, o chat do Zoom também foi espaço de mobilização, com diversos participantes comentando e elogiando as falas de Moema e Renato, além de parabenizarem a Escola do PT pela iniciativa de promover o encontro. As interações demonstraram a relevância do tema e o engajamento da militância com a pauta da ecologia integral e da justiça social.
A formação segue como parte das ações da Escola do PT, reafirmando a importância da militância consciente e conectada com os valores da justiça, da solidariedade e da sustentabilidade.
Como itinerário a ser seguido pelo Projeto Fé e Democracia, os próximos passos miram encontros presenciais, já previstos para acontecer em Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e São Paulo, à luz da COP 30, reforçando o diálogo entre espiritualidade, políticas públicas e justiça climática.
0 comentários