Na sexta-feira, 18/08, o Coletivo de Formação do Rio Grande do Sul realizou encontro, via Zoom, para discutir as Oficinas Territoriais como etapa da Jornada de Formação do Nova Primavera.
Cerca de 30 militantes participaram da reunião, que contou com a presença de Vivian Farias, diretora da Escola do PT, e os membros da da equipe pedagógica da Escola do PT, Mundinha e Mateus.
O grupo mostrou estar fortemente engajado na formação política do PT, e em função das Oficinas Territoriais, voltam a se articular com muita disposição para organização destes encontros presenciais.
Outro ponto de destaque foi a firmeza com que os educadores e educadoras se expressaram. As dúvidas que os demais trouxeram foram esclarecidas pelos próprios educadores/as, demonstrando que a formação, por meio da Rede de Educadores/as Populares do PT, está no rumo certo.
Para Mundinha, coordenadora da equipe pedagógica da Escola, “a estratégia da Rede de Educadores/as do PT foi um acerto”. A Rede é resultado do processo formativo em permanente construção, desencadeado a partir da primeira Jornada de Formação do Nova Primavera em 2021, e vem se consolidando como uma política pedagógica de formação de militantes petistas em todo o território nacional.
A educadora frisou que “o processo de formação está cumprindo uma das intencionalidades do Sistema Nacional de Formação do PT, que é fortalecer a organização partidária”.
O secretário de formação do RS, Luiz Henrique, está agendando as oficinas territoriais e planejando fazer um encontro presencial do coletivo estadual de formação.
O coletivo pretende realizar as oficinas de modo articulado com os militantes da CUT e do MST no estado para fortalecer a aliança entre trabalhadores/as da cidade e do campo, na retomada dos Núcleos e Comitês Populares, em defesa do governo Lula e na luta contra o fascismo.
Para conhecer mais sobre as Oficinas Territoriais do Nova Primavera, visite nosso site: https://www.enfpt.org.br/formacao/nova-primavera-2023/oficinas-territoriais/
Confesso, primeira vez que me vejo por aqui, já compartilhei alguma coisa em minhas redes sociais.
Parabéns pelo trabalho…
Sou de Camamu realizamos hoje a nossa oficina territorial foi muito importante houve a participação de várias comunidades e discutimos a importância do trabalho de base para o fortalecimento do partido dos trabalhadores e para posicionamento do nosso povo diante O enfrentamento à direita o momento de troca de experiência aonde podemos elencar algumas ações que serão feitas para fortalecermos e qualificarmos o nosso trabalho de base vamos iniciar nosso trabalho por um bairro que é uma ocupação e precisa ser regularizado aqui no nosso município.