s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Em Pauta Conjuntura: Golpe de 1964 e golpismo no século XXI

25 de março de 2015

 

A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.

Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar.

Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização.

Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.

Clique aqui e confira as orientações e o roteiro para a realização dos debates!

………………………………………………………………………….

Golpe de 1964 e golpismo no século XXI

Indicamos a leitura do artigo “Os golpes de Estado do Século XXI”, da Carta Capital, que faz um retrospecto cronológico dos golpes de estado mais recentes na América Latina – Venezuela, 2002; Haiti, 2004; Bolívia, 2008; Honduras, 2009; Equador, 2010; e Paraguai, 2012. Além disso, o artigo traz um balanço sobre esses seis golpes e aponta os países latino-americanos que vivenciam, atualmente, instabilidade institucional, incluindo o Brasil.

A Escola Nacional de Formação do PT já preparou e disponibilizou um Em Pauta Conjuntura sobre essa temática dos golpes recentes na América Latina, com base em um especial da Carta Maior, cuja leitura também é recomendada. Confira aqui! Para que você possa acessar os artigos do Especial indicados, é preciso cadastrar-se no site da Carta Maior. O cadastro é simples, gratuito e pode ser feito por aqui.

Ainda em relação aos golpes de estado que marcaram a história da América Latina e, concentrando-se, mais precisamente, no caso do Brasil, recomendamos alguns filmes que retratam as articulações para o golpe de 1964, a instauração de um regime civil-militar no País, o envolvimento direto dos Estados Unidos no apoio ao golpe, a repressão e a tortura, o envolvimento de empresários com a ditadura, a luta armada, os militares que não aderiram ao golpe, além da experiência das greves operárias que aconteceram durante o período ditatorial. Nesta seleção de filmes, é importante observar os discursos construídos para justificar o golpe de 1964, pois assistimos, hoje, à reedição de muitos destes discursos para justificar as tentativas de derrubar a presidenta Dilma, legitimamente e democraticamente eleita. Além disso, também é importante notar que muitos dos agentes que articularam e/ou apoiaram o golpe no passado participam, atualmente, desta campanha contra o PT e pelo impeachment da presidenta.

Golpe de 1964 e o apoio dos Estados Unidos

1964: um golpe contra o Brasil, de Alípio Freire

Jango, de Silvio Tendler

Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle

O dia que durou 21 anos (trailer), de Camilo Tavares

Os Estados Unidos e o golpe militar no Brasil em 1964, Documentário da TV Brasil

Repressão e tortura

Corpo em delito , de Nuno César Abreu

Brasil: um relato da tortura , de Hannah Eaves

Batismo de Sangue , de Helvécio Ratton

Zuzu Angel, de Sérgio Rezende

Hoje (trailer), de Tata Amaral

A memória que me contam, de Lúcia Murat

Que bom te ver viva, de Lúcia Murat

Vlado: 30 anos depois, de João Batista de Andrade

Retratos de Identificação (trecho), de Anita Leandro

Apoio de empresas e empresários à ditadura

Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski

Pra Frente Brasil, de Roberto Farias

Luta armada, clandestinidade e exílio

O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto

Cabra-cega, de Toni Venturi

Hércules 56, de Sílvio Da-Rin

Mariguella, de Isa Grinspum Ferraz

Lamarca, de Sérgio Rezende

O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburger

Ação entre amigos, de Beto Brant

Araguaia: a conspiração do silêncio, de Ronaldo Duque

Militares que se opuseram ao golpe de 1964

Os militares que disseram não, de Silvio Tendler

Apoio da mídia ao golpe de 1964

Muito além do Cidadão Kane, de Simon Hartog

Greves operárias na ditadura

Eles não usam black-tie, de Leon Hirszman

ABC da Greve, de Leon Hirszman

Peões, de Eduardo Coutinho

Clique aqui e confira outros conteúdos do Em Pauta Conjuntura!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *