s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Em Pauta Conjuntura

Notícias

Em Pauta Conjuntura: Democracia

12 de março de 2015

A Secretaria Nacional de Organização e a Escola Nacional de Formação estão convocando um amplo processo de debate pré-congressual a respeito dos temas da conjuntura atual, para preparar a nossa militância para as Etapas Municipais e Estaduais do 5º Congresso e para a ação política de todos os Diretórios Municipais, Estaduais e de todos os setoriais do PT.

Neste momento, em que diferentes setores da direita brasileira, por meio de métodos autoritários e golpistas, afrontam a democracia e o Estado de Direito, desqualificam a atividade política para continuar beneficiando uma elite social que favorece os interesses dos grandes rentistas, atacam frontalmente o governo da presidenta Dilma, que venceu as eleições livres com 52% dos votos, é muito importante que a discussão sobre a conjuntura nos diretórios, núcleos e mandatos do partido seja retomada e ampliada com o vigor necessário. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de leitura, interpretação, elaboração de nossos/as militantes, filiados e filiadas, contribuindo para uma forte ofensiva política voltada ao diálogo com a sociedade e à ação política do PT em cada lugar. 

Para isso, a Escola Nacional de Formação do PT está produzindo o “Em Pauta Conjuntura”, que apresenta roteiros para leitura de artigos divulgados no portal do PT Nacional, no Portal da Fundação Perseu Abramo, no site da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, no site do PT no Senado, no portal do Instituto Lula e em portais e blogs de esquerda e progressistas, sempre que os artigos contribuírem para a compreensão de temas importantes para o País em coerência com a política do PT. O boletim será diário e distribuído pela Secretaria Nacional de Organização.

Com estas ações, podemos criar um ambiente ideal para ampliarmos a nossa mobilização em cada cidade do Brasil. Esta é uma vantagem que nenhum outro partido possui. Precisamos trazer os nossos mais de 1,7 milhão de filiados e filiadas para a disputa política.

Clique aqui e confira as orientações e o roteiro para a realização dos debates!

 

1. 30 anos de democracia no Brasil e os desafios para o aprofundamento do processo democrático

Há trinta anos, o Brasil deixava a ditadura para trás e iniciava seu processo de redemocratização, que já dura 15 anos. Nesse sentido, indicamos a leitura do artigo “O Brasil completa 30 ininterruptos anos de democracia. E pede mais democracia”, da Carta Maior.

Além de trazer um importante histórico do processo de redemocratização do País, o artigo aponta dois elementos primordiais para que se possa, hoje, aprofundar o processo democrático brasileiro: a realização de uma reforma política que modifique o sistema político-eleitoral, para que este não sofra com as pressões do poder econômico; e acabar com o monopólio dos meios de comunicação por poucas e conservadoras empresas, que geram um clima de ódio e de afastamento da política e dos políticos, sem discutir, em nenhum momento, os verdadeiros desafios da democracia brasileira.

O artigo ainda destaca que é necessária a união das forças progressistas do País em torno de uma proposta de reforma política, capaz de adequar o sistema político-eleitoral e ganhar as ruas, a exemplo das lutas que levaram ao fim da ditadura e à redemocratização do Brasil.

2. Impeachment, golpe e a influência do poder econômico

Recomendamos também a leitura e discussão do artigo “Impeachment, golpe de Estado e ditadura de ‘mercado’”, da Carta Maior, no qual Samuel Pinheiro Guimarães explica que os grupos que defendem, hoje, o impeachment da presidenta Dilma são os mesmos que, no passado, articularam um golpe de Estado que nos levou a 21 anos de ditadura civil-militar no Brasil. São oriundos de classes privilegiadas que temem o progresso e os resultados do processo democrático.

Além de esclarecer a atuação manipuladora da mídia, que faz uma campanha sistemática de desmoralização do PT e do governo, o artigo destaca também o papel negativo que tem sido desempenhado pelo Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal neste processo.

Outro ponto importante a ser observado é a influência do poder econômico na política, e os mitos difundidos pelo mercado para criticar as decisões econômicas do governo e proteger seus privilégios.

Ao final, o autor ressalta quais são os objetivos do mercado, da mídia e de políticos da oposição com essa ofensiva contra o governo e a presidenta Dilma, bem como apresenta sugestões para que se acabe com o monopólio das comunicações e o golpismo, defendendo a democracia e seu aprofundamento.
Para que você possa acessar os artigos indicados, é preciso cadastrar-se no site da Carta Maior. O cadastro é simples, gratuito e pode ser feito por aqui.

Clique aqui e confira outros conteúdos do Em Pauta Conjuntura!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *