s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT > Diário de Formação

Roda de Conversa: diagnóstico e planejamento na “Escolinha Comunitária Ocupa CDD

06 de agosto de 2024 | Diário de Formação, Nova Primavera

Autor/a do Relato: Rejane de Souza Batista Felix

Tipo/tema da atividade: Roda de conversa na Ocupa CDD

Dias em que a atividade foi realizada: 09-06-2024

Quantos participantes essa atividade reuniu: 29

Cidade e estado foi realizada onde foi realizada: Sete Lagoas -MG

Relato da Atividade:

Autoridades presentes: Deputada Estadual Andreia de Jesus (PT), Lideranças das ocupações Ocupa CDD e Nova Aliança, presidente do PT Sete Lagoas, Claudinei Dias
Na manhã do domingo dia 09 de junho de 2024 a comunidade sete-lagoana das ocupações Ocupa CDD e Nova Aliança foi convidada a participar da Roda de Conversa: diagnóstico e planejamento na “Escolinha Comunitária OcupaCDD”. Além da comunidade, esteviveram presentes a proponente Rejane Felix, a Deputada Estadual Andreia de Jesus (PT) e dois assessores, uma comitiva de filiados do Partido dos Trabalhadores Sete Lagoas, o pré-candidato a prefeito Ramsés de Castro (PT) e pré-candidata a vice-prefeita Rute Alves (PCdoB).
A atividade iniciou com uma caminhada pelo território das ocupações guiada pelas lideranças para apresentar a comunidade para a Deputada e demais presentes, além de convidar mais pessoas para a reunião. Na sequência todos se reuniram no espaço da “Escolinha Comunitária Ocupa CDD” para a roda de conversa que iniciou com Rejane Félix dando as boas-vindas, se apresentando, explicando o que é o Nova Primavera e a motivação de realizar a reunião.
Na sequência passou a palavra para a Deputada Andreia de Jesus que falou da importância da comunidade buscar seus direitos, se unir caminhar e lutar para que as políticas públicas cheguem ao território e que é inadmissível que a Prefeitura da cidade negue atendimento em qualquer área que seja em razão de não ter um endereço de referencia, que os próprios equipamentos públicos como o CRAS pode ser o endereço.
Os pré-candidatos à Prefeitura de Sete Lagoas pela Federação Brasil da Esperança também usaram a palavra. Ramsés e Rute, na sequência Cláudio filiado ao PT. Terminadas essas falas iniciais a comunidade começou a relatar as dificuldades que enfrentam na luta pelo direito à moradia, que sofrem perseguição da gestão atual que não reconhece os moradores das ocupações e inclusive os impede de receber benefícios do governo federal, alguns tiveram suspensão e até mesmo extinção do benefício pela secretaria de assistencial social não considerar as ocupações como endereço. Estão sem acesso à saúde, educação sem direito a creches,não conseguem receber as cestas básicas que o CRAS entrega. Falaram da dificuldade em ter atendimento de emergência via SAMU, entre outras demandas da população. A população relatou sua indignação quanto a gestão atual não ofertar os serviços a que tem direito e ainda fazer uma perseguição a todas as pessoas moradoras das Ocupações CDD e Nova Aliança. Inclusive algumas famílias tiveram queda na renda devido a perca do Bolsa Família.

Resultados / Encaminhamentos:

Apos os relatos a Deputada Andreia de Jesus falou da importância da organização da comunidade em buscar informações e que fará a solicitação de agenda com a prefeitura e suas secretarias de Assistência Social e Secretaria de Saúde para fazer o cadastro das famílias, explicar como funcionam os serviços e o que é necessário para que eles sejam efetivos com a população dessas duas ocupações. E cobrar satisfação sobre a prefeitura negligenciar os atendimentos a essas populações inclusive sobre a prefeitura mesmo tendo feito um acordo via governo do Estado com a ocupa CDD há algum tempo não ter feito a parte de saneamento básico de sua responsabilidade.Falou ainda do PT local fazer um oficio solicitando atenção a esses serviços como cobrança pelo que não vem sido feito. E que quando houver qualquer negativa de atendimento aos direitos da população ou qualquer coisa que esteja sendo feita de forma errada que façam denúncias, com vídeos e fotos.

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo