s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT > Diário de Formação

Arraiá do NP – Vamos conversar sobre o nosso território, problemas e potencialidades, tomar um caldo e comemorar o dia de São Pedro?

02 de julho de 2024 | Diário de Formação, Nova Primavera

Autor/a do Relato: Lázaro Simim

Tipo/tema da atividade: Oficina territorial

Dias em que a atividade foi realizada: 29 de junho de 2024

Quantos participantes essa atividade reuniu: 12

Cidade e estado foi realizada onde foi realizada: Belo Horizonte

Relato da Atividade:

Estivemos em número de 12 pessoas. Foi feito um momento para as pessoas se apresentarem. A ideia de começar com uma pequena mística com música, leitura de dois parágrafos do livro A MÃE (de Maxim Gorki) foi abandonada para que não se interrompesse a apresentação que se transformou em algo mais que falar o nome e onde morava. As pessoas, a grande maioria já com algumas décadas de vida, falaram um pouco, alguns, e mais que um pouco, de sua história de vida, história de vida de militante. Algumas décadas de história de militância no território foram percorridas.
Em um segundo momento foi apresentado o que tem sido a Nova Primavera, quais são seus objetivos. Foi apresentado o que se desejava com aquela oficina territorial e apresentado os sumários dos dois materiais da Nova Primavera como a Cartilha e o Manual Metodológico.
Em seguida foi dito que na história de vida militante de cada um, os acontecimentos mais recentes relatados e que se relacionavam com a eleição do Lula em 2022, o primeiro ano de governo e atualidade e a disputa eleitoral no município e na regional oeste de Belo Horizonte, muito do que se planejou para essa oficina já começou a ser feito: falar sobre os problemas e as potencialidades dentro do território. Tivemos a felicidade de dois jovens estarem presentes na reunião e de uma militante ainda não filiada ao partido se filiar naquela oficina regional. Foi muito emocionante, significativo o encontro e houve o compromisso de ser multiplicarem dessas reuniões no território.

Resultados / Encaminhamentos:

1) Fazer um “varal” para pendurar papeis, nos próximos encontros com escritos sobre problemas e potencialidades para o território:
2) Mobilização, coordenação para lutas no território, devem melhorar;
3) Identificar “favores” que tudo indica ser compra de voto no território que passa por ação de igreja;
4) Comunicação do partido e/ou governo em relação aos investimentos, políticas públicas no território, muitos sendo do governo federal precisa melhorar. É preciso deixar claro o que o nosso governo está fazendo e que aparece no nosso território;
5) Identificado que programa de televisão está praticamente fazendo campanha para um candidato e isso atinge a região oeste;
6) Aparelhos como praças sendo utilizadas como “curral” e impedindo que elas sejam utilizadas por idosos, crianças;
7) Ficou combinado que faremos nova reunião em julho e outra companheira já ofereceu sua casa para outro encontro em agosto em bairros diferentes. Reuniões como essas com pessoas fora dos círculos mais conhecidos do partido, mas também com militantes históricos, novos militantes, e convidando simpatizantes que estão apoiando a luta no território mas muitas vezes sem terem a oportunidade de encontros presenciais, essas reuniões devem se multiplicar.

Galeria de fotos:

Shares

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo