1) Quais os principais objetivos da sua campanha?
2) Quais os principais pontos fortes da nossa candidatura e o que fazer para reforçá-los?
Foi utilizado o termo candidatura para incluir, na análise, tanto as características do (a) candidato (a) a prefeito (a) ou a vereador (a), quanto do governo do PT ou da coligação, quando for o caso, para identificar as realizações e posturas que devam ser trabalhadas como pontos fortes.
Tanto os pontos fortes como os fracos devem ser considerados segundo a percepção do (a) eleitor (a) e não a do (a) militante ou do (a) dirigente. Tanto quanto possível, esse quadro pode ser verificado por pesquisas de opinião.
O (a) responsável por cada ação é aquela pessoa que tem a responsabilidade política para que a ação seja bem-sucedida e que prestará contas da sua execução perante a Coordenação da Campanha. Poderá participar da sua execução ou apenas coordenará ou acionará pessoas que o farão.
3) Quais os principais pontos fracos da nossa candidatura e o que fazer para minimizá-los?
Incluir na análise tanto as características do (a) candidato (a) quanto do governo do PT ou da coligação, quando for o caso, para destacar as fragilidades ou promessas não cumpridas que devam ser trabalhadas.
Avaliar se o conhecimento das ações e realizações do Governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, pelo (a) candidato (a), pela Coordenação da Campanha, pelos (as) candidatos (as) a vereador (a) e pela militância, é um ponto fraco. Caso seja, há que propor ações para superar essa fragilidade, num curto período de tempo. Se necessário, utilizar os conteúdos das Aulas Complementares para elaborar material sobre o legado dos governos do PT no âmbito federal.
4) Quais os principais pontos fortes dos (as) principais candidatos (as) adversários (as) e o que fazer para neutralizá-los? Repetir a mesma pergunta para cada adversário (a).
Analisar todos os (as) candidatos (as), começando pelo mais conhecido.
5) Quais são os principais pontos fracos do (a) candidato (a) adversário (a) e o que fazer para realçá-los? Repetir a mesma pergunta para cada adversário (a). No caso de planejamento de campanha para vereança, repetir a mesma pergunta para cada adversário, restringindo-se aos principais. Valem as mesmas considerações dos itens 2 e 3, só que em relação aos adversários.
6) Quais são os atores relevantes (lideranças de Setores e de Áreas), isto é, quem pode influenciar de forma decisiva o desenvolvimento da campanha? Como se posicionam em relação à nossa candidatura e quais as ações necessárias para mobilizá-los ou neutralizá-los? No caso de planejamento de campanha à vereança, repetir a mesma pergunta para cada adversário, restringindo-se aos principais. Valem as mesmas observações dos itens 2 e 3, só que em relação aos adversários.
Definimos como ator uma pessoa ou instância de direção que representa uma entidade que tem projeto, que participa do jogo social e do jogo eleitoral, que acumula ou perde força à medida que desenvolve sua estratégia. Apoia, rejeita ou é indiferente ao movimento ou projetos dos demais atores.
Como exemplos: não devem ser considerados atores: os estudantes universitários, os operários, os trabalhadores rurais. São atores: direção do grêmio estudantil, direção do Sindicato dos Metalúrgicos, direção da FETAG.
Algumas personalidades de expressão também podem ser atores sociais relevantes para o jogo eleitoral: uma liderança religiosa, um intelectual de renome, artista reconhecido, entre outros.
Como já foi dito, na Aula 6 do Módulo 3, disponibilizamos as orientações para a realização do mapeamento de atores sociais relevantes para a campanha. Recomendamos que esse mapeamento seja feito para facilitar o levantamento de informações sobre estes atores no seu município.
7) Quais são os recursos disponíveis hoje para a campanha?
Fazer um levantamento prévio do orçamento disponível. Vale dizer que este orçamento pode ser alterado ao longo da campanha, caso seja necessário.
8) Quais as principais ações para estruturar a campanha? (Mídia, Propaganda, Infraestrutura, Proposta de Mandato, Pesquisa Eleitoral etc.)
9) Quais devem ser os próximos passos?
Deverão ser acrescentadas outras perguntas julgadas necessárias pelos participantes da atividade.
O roteiro apresentado foi proposto para ser válido, de forma geral, tanto para campanhas a Prefeito (a) como para Vereadores (as). Cabe destacar que a pergunta orientadora sobre adversários deve ser minimizada para uma candidatura proporcional. Para um plano de campanha para vereadores (as), deve-se acrescentar perguntas para que sejam identificados em detalhe onde estão seus eleitores potenciais (região da cidade, segmento social, religioso ou categoria profissional) e sejam detalhadas ações para a conquista de apoiadores e lideranças-chave nesses diversos segmentos.