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Plano

Planejamento da ação da Secretaria Estadual de Formação e do Coletivo de Gestores para a realização do plano de trabalho da ENFPT

Sugerimos que o plano seja descrito e organizado a partir do seguinte roteiro:

  1. Indicar o ator que planeja.

Exemplo: Ator que planeja: Secretário/a de formação Estadual e Coletivo de Gestores

  1. Definir o horizonte de tempo do planejamento

  • Alcance de prazo do planejamento

Ex.: Dezembro de 2016

  1. Item do Plano da Escola que está sendo planejado:

Exemplo: Jornada Nacional de Formação

  1. Que resultados esperamos alcançar ao término do plano?

 

RESULTADOS

  • Aquilo que se quer obter num prazo determinado (ex.: em 2016, período final do plano da Escola Nacional)

  • Deve ser:

Concreto – todo observador deve ver o mesmo fenômeno;

Atingível – deve estar no espaço de governabilidade do ator que planeja (que tem ou pode viabilizar os recursos necessários para sua realização)

Mensurável – deve ter características quantitativas e qualitativas que possam ser verificáveis.

  • Não deve ser: aspirações, diretrizes, expressões de vontade etc.

  • Formular com o verbo no passado ou particípio passado.

Exemplo: XXX mil filiado/as participaram da 1ª. Jornada Nacional de Formação no Estado

  1. Que são os nossos principais desafios?

DESAFIOS

  • É a expressão da vontade de agir frente a uma realidade indesejável que se quer mudar ou a expressão da vontade de criar uma situação ou realidade nova.

  • Um desafio sempre é formulado por um ator, a partir de seus interesses, de sua leitura da realidade etc.

  • Deve ser formulado com verbo no infinitivo.

Exemplo: Garantir a realização da Jornada em todos os municípios do estado onde o PT está organizado

  1. Quais são atividades necessárias para alcançar os resultados e ou superar os desafios?

ATIVIDADES/ AÇÕES

  • Referem-se às providências que devem ser tomadas visando chegar aos resultados ou objetivos, ou para superar os desafios.

  • A somatória das ações deve ser suficiente para garantir que se alcance aos resultados ou objetivos, ou para superar os desafios.

  • A formulação de ações deve esclarecer seu alcance e sua extensão, evitando formulações muito genéricas.

  • Devem ser formuladas com o verbo no infinitivo.

Exemplo: Elaborar a linha do tempo estadual

  1. Quais são os prazos de início e término, necessários para a realização de cada atividade?

PRAZOS – início e término

  • Referem-se ao período de desenvolvimento da ação e de sua conclusão.

  • Os prazos devem ser realistas e devem ser cumpridos.

  • Deve-se considerar os recursos disponíveis (humanos, materiais…) e a importância e urgência da ação ao ser delimitado os prazos.

  • Início: data em que se pretende dar início ao desenvolvimento da ação.

  • Término: Data em que se pretende estar com a ação concluída.

  1. Quem será o/a responsável pela atividade a ser realizada?

RESPONSÁVEL

  • Pessoa (uma única) que responderá pela realização da ação.

  • O/A responsável não necessariamente executará a ação, poderá delegar responsabilidades a outros, mas será quem deverá prestar contas da realização da ação dentro dos prazos estipulados.

  1. O responsável precisa de apoio para a realização da atividade? Quem será/ão?

APOIO

  • Pessoa(s) que contribuirá(ao) com o/a responsável para a realização de determinadas ações, se necessário.

  1. Quais são os recursos necessários para cada atividade ser realizada?

Avalie

  • Indicar os recursos disponíveis e como conseguir os recursos necessários que não dispomos.

  • Rever as ações e prazos em função da disponibilidade dos recursos.

RECURSOS NECESSÁRIOS

Humanos, cognitivos, financeiros, materiais, políticos, de comunicação…

Recursos humanos

  • Especificar a quantidade e qualificação/capacidade do número de pessoas necessárias para execução da ação.

  • Recursos materiais

  • Indicar a quantidade, a especificação e o tempo de equipamentos, materiais e instalações necessários para a realização da ação.

  • Indicar se o recurso está disponível ou se existe necessidade de adquiri-lo.

  • Recursos financeiros

  • Indicar valores necessários para a execução da ação; as fontes desses recursos e o respectivo estágio em que se encontram as negociações para sua obtenção.

  • Devem ser incluídos os valores dos recursos que não se encontrem disponíveis.

  1. Que produto será gerado em cada atividade?

PRODUTOS

  • Representam a concretização de ações e marcam etapas intermediárias no caminho para se atingir os resultados.

  • São verificáveis em forma de documentos, relatórios, obras etc.

Exemplo: Produto da realização da Jornada no Estado: relatório contendo lista de participantes, programação, fotos, avaliação dos participantes, avaliação do coletivo do estado…

12. Análise estratégica do Planejamento

Concluído o desenho do plano, faça uma análise do que foi proposto, com base nas seguintes perguntas:

  • O plano é possível de ser realizado? (prazos, recursos necessários serão conseguidos em tempo?)

  • Quais são os principais problemas?

  • O que precisa ser feito para que estes problemas sejam resolvidos ou minimizados?

  • Os problemas que não podem ser resolvidos impedem ou interferem na realização das atividades e/ou no alcance dos objetivos e metas?

  • Quais são os atores com quem podemos contar para o nosso plano ser realizado?

  • O que pode acontecer que pode atrapalhar ou prejudicar o nosso plano (surpresas)?

  • Se estas surpresas acontecerem, qual o impacto sobre o nosso plano?

  • O que podemos fazer para minimizar ou eliminar os impactos?

  • Ajustar o plano após a avaliação.

13. Ajuste do plano após análise estratégica

  • Se for necessário, reveja e ajuste o plano de acordo com a análise feita da possibilidade de realização do que está desenhado.

14. Monitoramento do Plano

  • Definir quem será o responsável para o monitoramento do plano.

MONITORAMENTO DO PLANO

Sistema de gerenciamento das atividades que visa garantir a execução do Planejamento e do Plano Operacional, dentro dos recursos e prazos disponíveis, antecipando-se aos problemas e propiciando ajustes rápidos cada vez que se identificar o sinal de que qualquer ação ou atividade possa ser comprometida.

Esse sistema exigirá do Coletivo dos Gestores da Política de Formação uma forma de trabalho que garanta o acompanhamento periódico da evolução dos problemas enfrentados no desenvolvimento das ações e das atividades, e que cada responsável preste conta das ações sob sua responsabilidade.

1. Organizar um procedimento que permita a coleta constante de informações sobre as diversas ações em andamento. Estas informações serão fornecidas pelos responsáveis pelas ações e atividades.

2. Centralizar informações e controlar o andamento das diversas ações passo a passo, detectando eventuais problemas em sua execução. Esse acompanhamento assegura a avaliação constante de resultados tanto do ponto de vista físico-financeiro como também do político.

3. Solicitar e receber informações dos diversos responsáveis sobre o andamento e execução das ações/atividades. Estas informações são consolidadas por meio de planilhas, relatórios e outros mecanismos de acompanhamento.

4. Criar alternativas e provocar tomadas de decisões rápidas nos casos em que se detecte quaisquer desvios que comprometam a execução das ações e atividades. Para isso, informar o Secretário/a de Formação sempre que necessário.

O(A) responsável pelo monitoramento não decide sozinho(a) sobre os problemas detectados na realização do que está previsto no plano.

Plano Operacional

Resultados esperados:__________________________________________

Ações/atividades

Prazo

(Início e término)

Responsável

Apoio

Recursos Necessários

PÁGINA XX

BIBLIOGRAFIA PESQUISADA E DE REFERÊNCIA

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