Planejamento da ação da Secretaria Estadual de Formação e do Coletivo de Gestores para a realização do plano de trabalho da ENFPT
Sugerimos que o plano seja descrito e organizado a partir do seguinte roteiro:
Indicar o ator que planeja.
Exemplo: Ator que planeja: Secretário/a de formação Estadual e Coletivo de Gestores
Definir o horizonte de tempo do planejamento
Alcance de prazo do planejamento
Ex.: Dezembro de 2016
Item do Plano da Escola que está sendo planejado:
Exemplo: Jornada Nacional de Formação
Que resultados esperamos alcançar ao término do plano?
RESULTADOS
Aquilo que se quer obter num prazo determinado (ex.: em 2016, período final do plano da Escola Nacional)
Deve ser:
Concreto – todo observador deve ver o mesmo fenômeno;
Atingível – deve estar no espaço de governabilidade do ator que planeja (que tem ou pode viabilizar os recursos necessários para sua realização)
Mensurável – deve ter características quantitativas e qualitativas que possam ser verificáveis.
Não deve ser: aspirações, diretrizes, expressões de vontade etc.
Formular com o verbo no passado ou particípio passado.
Exemplo: XXX mil filiado/as participaram da 1ª. Jornada Nacional de Formação no Estado
Que são os nossos principais desafios?
DESAFIOS
É a expressão da vontade de agir frente a uma realidade indesejável que se quer mudar ou a expressão da vontade de criar uma situação ou realidade nova.
Um desafio sempre é formulado por um ator, a partir de seus interesses, de sua leitura da realidade etc.
Deve ser formulado com verbo no infinitivo.
Exemplo: Garantir a realização da Jornada em todos os municípios do estado onde o PT está organizado
Quais são atividades necessárias para alcançar os resultados e ou superar os desafios?
ATIVIDADES/ AÇÕES
Referem-se às providências que devem ser tomadas visando chegar aos resultados ou objetivos, ou para superar os desafios.
A somatória das ações deve ser suficiente para garantir que se alcance aos resultados ou objetivos, ou para superar os desafios.
A formulação de ações deve esclarecer seu alcance e sua extensão, evitando formulações muito genéricas.
Devem ser formuladas com o verbo no infinitivo.
Exemplo: Elaborar a linha do tempo estadual
Quais são os prazos de início e término, necessários para a realização de cada atividade?
PRAZOS – início e término
Referem-se ao período de desenvolvimento da ação e de sua conclusão.
Os prazos devem ser realistas e devem ser cumpridos.
Deve-se considerar os recursos disponíveis (humanos, materiais…) e a importância e urgência da ação ao ser delimitado os prazos.
Início: data em que se pretende dar início ao desenvolvimento da ação.
Término: Data em que se pretende estar com a ação concluída.
Quem será o/a responsável pela atividade a ser realizada?
RESPONSÁVEL
Pessoa (uma única) que responderá pela realização da ação.
O/A responsável não necessariamente executará a ação, poderá delegar responsabilidades a outros, mas será quem deverá prestar contas da realização da ação dentro dos prazos estipulados.
O responsável precisa de apoio para a realização da atividade? Quem será/ão?
APOIO
Pessoa(s) que contribuirá(ao) com o/a responsável para a realização de determinadas ações, se necessário.
Quais são os recursos necessários para cada atividade ser realizada?
Avalie
Indicar os recursos disponíveis e como conseguir os recursos necessários que não dispomos.
Rever as ações e prazos em função da disponibilidade dos recursos.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Humanos, cognitivos, financeiros, materiais, políticos, de comunicação…
Recursos humanos
Especificar a quantidade e qualificação/capacidade do número de pessoas necessárias para execução da ação.
Recursos materiais
Indicar a quantidade, a especificação e o tempo de equipamentos, materiais e instalações necessários para a realização da ação.
Indicar se o recurso está disponível ou se existe necessidade de adquiri-lo.
Recursos financeiros
Indicar valores necessários para a execução da ação; as fontes desses recursos e o respectivo estágio em que se encontram as negociações para sua obtenção.
Devem ser incluídos os valores dos recursos que não se encontrem disponíveis.
Que produto será gerado em cada atividade?
PRODUTOS
Representam a concretização de ações e marcam etapas intermediárias no caminho para se atingir os resultados.
São verificáveis em forma de documentos, relatórios, obras etc.
Exemplo: Produto da realização da Jornada no Estado: relatório contendo lista de participantes, programação, fotos, avaliação dos participantes, avaliação do coletivo do estado…
12. Análise estratégica do Planejamento
Concluído o desenho do plano, faça uma análise do que foi proposto, com base nas seguintes perguntas:
O plano é possível de ser realizado? (prazos, recursos necessários serão conseguidos em tempo?)
Quais são os principais problemas?
O que precisa ser feito para que estes problemas sejam resolvidos ou minimizados?
Os problemas que não podem ser resolvidos impedem ou interferem na realização das atividades e/ou no alcance dos objetivos e metas?
Quais são os atores com quem podemos contar para o nosso plano ser realizado?
O que pode acontecer que pode atrapalhar ou prejudicar o nosso plano (surpresas)?
Se estas surpresas acontecerem, qual o impacto sobre o nosso plano?
O que podemos fazer para minimizar ou eliminar os impactos?
Ajustar o plano após a avaliação.
13. Ajuste do plano após análise estratégica
Se for necessário, reveja e ajuste o plano de acordo com a análise feita da possibilidade de realização do que está desenhado.
14. Monitoramento do Plano
Definir quem será o responsável para o monitoramento do plano.
MONITORAMENTO DO PLANO
Sistema de gerenciamento das atividades que visa garantir a execução do Planejamento e do Plano Operacional, dentro dos recursos e prazos disponíveis, antecipando-se aos problemas e propiciando ajustes rápidos cada vez que se identificar o sinal de que qualquer ação ou atividade possa ser comprometida.
Esse sistema exigirá do Coletivo dos Gestores da Política de Formação uma forma de trabalho que garanta o acompanhamento periódico da evolução dos problemas enfrentados no desenvolvimento das ações e das atividades, e que cada responsável preste conta das ações sob sua responsabilidade.
1. Organizar um procedimento que permita a coleta constante de informações sobre as diversas ações em andamento. Estas informações serão fornecidas pelos responsáveis pelas ações e atividades.
2. Centralizar informações e controlar o andamento das diversas ações passo a passo, detectando eventuais problemas em sua execução. Esse acompanhamento assegura a avaliação constante de resultados tanto do ponto de vista físico-financeiro como também do político.
3. Solicitar e receber informações dos diversos responsáveis sobre o andamento e execução das ações/atividades. Estas informações são consolidadas por meio de planilhas, relatórios e outros mecanismos de acompanhamento.
4. Criar alternativas e provocar tomadas de decisões rápidas nos casos em que se detecte quaisquer desvios que comprometam a execução das ações e atividades. Para isso, informar o Secretário/a de Formação sempre que necessário.
O(A) responsável pelo monitoramento não decide sozinho(a) sobre os problemas detectados na realização do que está previsto no plano.
Plano Operacional
Resultados esperados:__________________________________________
Ações/atividades |
Prazo (Início e término) |
Responsável |
Apoio |
Recursos Necessários |
PÁGINA XX
BIBLIOGRAFIA PESQUISADA E DE REFERÊNCIA