s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Planejamento de Campanha

Numa campanha eleitoral, os benefícios de trabalhar de forma planejada muitos.

O Planejamento permite:

Estabelecer os objetivos e metas da candidatura, as estratégias, conhecer os apoiadores e demais atores com os quais a campanha vai se relacionar, definir as diretrizes para a agenda da(o) candidata(o).

Aproveitar melhor os recursos disponíveis – dinheiro, pessoas, tempo, apoios etc. – que, geralmente, são escassos. Quando os recursos são poucos, então o segredo é saber usá-los da forma mais eficiente possível.

Ter um maior controle do desenvolvimento da campanha. Por exemplo, avaliar se os objetivos estão sendo atingidos ou não, saber se as tarefas estão sendo cumpridas em tempo e forma etc.

Melhorar o trabalho em equipe, promovendo uma visão compartilhada das metas que se pretende alcançar em cada momento da campanha. Conhecendo os objetivos, os militantes, simpatizantes e colaboradores compreenderão melhor a importância da sua tarefa na estratégia geral.

Distribuir as responsabilidades e descentralizar as tarefas, evitando a concentração e a sobrecarga de
trabalho em umas poucas pessoas.

Além de promover um maior envolvimento da equipe com a campanha, a experiência de trabalhar com método, de forma sistemática, serve também para incorporar e formar as futuras equipes de governo.

O processo de discussão e articulação das candidaturas para os diferentes cargos eletivos proporcionais ou majoritários é uma especulação permanente. Identificam-se naturalmente duas fases no processo de disputa
eleitoral: a fase de campanha autorizada pela justiça eleitoral e a que contempla tudo que precede este momento, que
denominamos fase da pré-campanha.

A identificação de outras fases, ou o desmembramento dessas duas, faz-se necessário para um aprofundamento e entendimento dos processos eleitorais, contribuindo para uma melhor discussão sobre a estrutura e organização de uma campanha eleitoral.

Ir para o conteúdo