s

Para acessar a área restrita use suas credenciais da Área PT

 Login

Blog da Escola do PT > Diário de Formação

Quem cuida de quem cuida?

14 de maio de 2024 | Diário de Formação, Nova Primavera

Autor/a do Relato: Jéssica Bezerra Menezes

Tipo/tema da atividade: Roda de diálogo

Dias em que a atividade foi realizada: Sábado

Quantos participantes essa atividade reuniu: Em torno de 20 mulheres

Cidade e estado foi realizada onde foi realizada: Olinda/PE

Relato da Atividade:

A atividade fez referência à celebração do Dia das Mães. O trabalho foi desenvolvido junto ao Projeto Popular Tia Zinha na comunidade do Mangue I e II em Rio Doce – Olinda. Nesse contexto, decidimos fazer uma roda de diálogo com as mães da comunidade sobre o cuidar, com o título QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA? Nosso intuito foi trabalhar o tema como forma de revisitar a importância das mulheres na sociedade como forma de empoderamento, com consciência de unidade e luta coletiva na busca por direitos. Ouvimos a opinião das participantes sobre o assunto, conversamos sobre direitos fundamentais, o papel da mulher na produção e reprodução da vida em sociedade. Também falamos sobre políticas públicas que objetivam corrigir as injustiças que recaem, principalmente, sobre as mulheres pobres.

A discussão avançou de forma orgânica sobre violência doméstica. Notamos que há uma dificuldade ainda maior para as mulheres da periferia acessarem os mecanismos da justiça. Há carência desde o acesso a um advogado até a falta de casas de acolhimento. São nessas localidades que o aparato do Estado burguês mostra sua face mais cruel. Notamos que, no geral, as mulheres entendem a importância do seu trabalho.

Ainda realizamos uma sessão de fotos das mães com seus filhos e filhas.

 

Resultados / Encaminhamentos:

A aproximação com o Projeto Popular Tia Zinha garantiu o estabelecimento de uma ponte do trabalho de base do NP com a comunidade. Ao chegar no território, por meio de uma liderança local, abrem-se muitas possibilidades.

Encaminhamos ao final da atividade, estabelecer uma data para reunir os colabores do projeto para traçar uma agenda de atividades.

Poderão ocorrer o estabelecimento de aulas de reforço para as crianças da comunidade, oficinas de artes, oficina de educação ambiental e justiça climática, limpeza do mangue.

Nessas atividades, pretendemos trabalhar transversalmente as políticas realizadas pelo Governo Federal no município que atinjam as demandas da comunidade. Trabalharemos temas como direito à cidade. Empoderamento feminino.

Galeria de fotos:

Shares

1 Comentário

  1. Yohanna Freitas

    Parabéns a todos que contribuiram pra realização dessa atividade, promovendo diálogos tão relevantes às mulheres que puderam se expressar e serem ouvidas! Isso, certamente, nos aponta para futuras ações ainda mais importantes.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo